quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um dia depois de amanhã

Um dia depois de amanhã
por Rodnei Fernandes Cypriano

Duas horas depois da apresentação da oportunidade de negócio, Gustavo sentiu ter-se encontrado profissionalmente.

— Rapaz, que negócio impressionante — exclamou com um amigo que encontrara no evento da empresa de MMN.

— Então, você gostou do negócio?

— Claro. Dá pra ganhar muito dinheiro com isso, cara. Em uma semana vou colocar, no mínimo, 20 pessoas nesse negócio. É demais!


Bem, o restante dessa conversa nós conhecemos.

Não vou falar nada que desabone o MMN. Até porque, sou um profissional da área e considero o MMN uma das ferramentas que poderia ajudar no combate ao desemprego. É claro, de forma responsável.

Mas o que quero discorrer neste artigo é sobre algo que, indubitavelmente, todos nós, profissionais do MMN, já vivenciamos: o pós-euforia.

Acredito que ninguém que tenha participado de uma reunião de oportunidade de algum negócio de MMN, pela primeira vez, tenha ficado sem sonhar com os números apresentados. Tenha deixado de vislumbrar os seus sonhos sendo realizados, com a ajuda da oportunidade que conheceu.

É um estado de êxtase.

Você vai pra casa pensando nos números. Vai tomar banho pensando nos números. Deita pensando nos números. Acorda pensando nos números.

Obviamente, você foi alvejado em cheio. O ponto fraco de qualquer ser humano: a necessidade financeira.

O grande perigo disso é você perceber, um dia depois de amanhã, que nada acontece sem que nada seja feito. Sair por aí falando mal do negócio sem, no entanto, dar tempo para que o veja funcionar. Ou seja, você descobre (como a maioria de nós descobriu) que é preciso, por um momento, se ocupar mais com o negócio propriamente dito, e deixar para sonhar mais adiante. Digo isso para os principiantes do MMN. Para quem está chegando agora.

Existem muitas pessoas que passam dias e dias vislumbrando o futuro, as riquezas, as posses... mas esquecem que, para chegar no topo, é preciso trabalhar na base.

O pós-euforia acontece com a maioria das pessoas que pensam que vão ficar endinheiradas no dia seguinte.

Vão-se um dia, dois, três; uma semana, duas... então, o "camarada" descobre que precisa dobrar as mangas, fazer sua lista de pessoas e trabalhar. Só que um grande número de tipos assim não está disposto a sacrificar duas, três noites por semana.

— Achei que fosse mais fácil — diz, depois de ser apresentado à oportunidade que poderia fazer a diferença na sua vida (e daqueles a quem ele detém responsabilidades).

Vão-se os dias, os anos, e tudo na vida de pessoas como essas continua na mesma. E o pior: reclamam que ninguém lhes dá oportunidade.

Os firmes de propósito, que sonham acordados, esses sim alcançarão o topo. Descobrirão, um dia depois de amanhã que, para chegar lá, é preciso começar aqui.

Aqui, onde muita gente desiste, se perde na curva e abandona a corrida.

Aqui, no lugar chamado hoje.

Um dia depois de amanhã é um desafio.

Equilibrar os sonhos, os desejos, almejar a conquista do que estava antes muito distante e entender que é importante sonhar, mas é indispensável trabalhar.

Quando você fizer uma nova apresentação do seu MMN a alguém cuja euforia lhe penetrar o coração, lembre-se de avisá-lo do "dia depois de amanhã". Se você não o alertar, poderá perdê-lo na primeira dificuldade ou, nas curvas do seu profundo sonho.

Pense nisso.

Rodnei Fernandes Cypriano é publicitário e profissional de Marketing Multinível.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Começa o agendamento para inspeção veicular em São Paulo

JORGE SOUFEN JR
do Agora

O agendamento para a inspeção veicular ambiental de São Paulo em 2009 começa na próxima segunda-feira. Passam a ser obrigados a participar da vistoria neste ano os carros fabricados a partir de 2003 e as motos de qualquer ano --além de todos os veículos a diesel, que já precisavam fazer a avaliação em 2008.

A inspeção recomeça em 1º de fevereiro e vale para veículos licenciados na capital. Para fazer o agendamento, o motorista precisa entrar no site da empresa Controlar, se cadastrar e escolher local e data.

O motorista deverá pagar uma tarifa de R$ 52,73, mas a prefeitura promete restituir o valor do tributo neste ano. A maneira como o reembolso será feito, porém, ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Todos os veículos a diesel e as motos devem fazer a vistoria. Para os carros a gasolina, álcool, gás e bicombustível, só os fabricados a partir de 2003 estão na lista. Donos de automóveis fabricados de 2002 para trás não precisarão se preocupar neste ano.

Neste último caso, a regra também valeria para todos os carros, mas a prefeitura recuou no final do ano passado: tirou da obrigação exatamente os veículos mais velhos --os que poluem mais.

Com isso, cerca de 770 mil motos, 320 mil veículos a diesel e 1,51 milhão de carros deverão passar pela vistoria. O total é de 2,6 milhões de veículos, 41% da frota de 6,3 milhões da capital.

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a decisão de reduzir a obrigação em relação à frota dos carros aconteceu porque a adesão dos veículos a diesel no ano passado foi baixa: só 38 mil fizeram a vistoria no prazo previsto, 13% do total que deveria ter aparecido até dezembro.

Com a fraca adesão, o dinheiro arrecadado não seria capaz de garantir a construção dos 33 centros de inspeção previstos no contrato entre a prefeitura e a Controlar.

Penalidades

Durante a inspeção, que dura aproximadamente 20 minutos, são feitos testes e vistorias no veículo. A liberação de gases pelo escapamento para saber se isso está de acordo com o permitido em lei é um deles.
Os veículos aprovados na inspeção recebem um certificado e um selo --este deverá ser fixado no vidro dianteiro.

Se o veículo for rejeitado, o motorista terá 30 dias para regularizá-lo e fazer uma nova inspeção. Se houver a reprovação final, terá que reiniciar todo o procedimento.

Quem não levar seu carro para a vistoria veicular poderá ser obrigado a pagar uma multa de R$ 550. Também não poderá licenciar seu veículo no ano que vem. A inspeção pode ser feita fora do prazo, mas, enquanto o veículo estiver irregular, poderá ser multado.